<$BlogRSDURL$>

sábado, abril 30, 2011

ME MATEI DE RIR
.
Rapaz bem gordinho passou por mim, e eu comecei a rir. Adivinha por quê?
Resposta: Porque em sua camiseta estava escrito bem grande: EU VENCI A ANOREXIA.
.

quinta-feira, abril 28, 2011

'KATE E WILLIAM' NO COTIDIANO
.
Cena 1:
.
Namorada: Vou acordar cedo só para ver o casamento da Kate e do William.
Namorado: Ah, essa família real é uma farsa.
Namorada: Seu republicano!
.
#####
.
Cena 2:
.
Casal inglês republicano resolve acordar cedo só para iniciar o protesto contra o casamento: vão ficar lendo o dia inteiro.
A cerimônia já está passando em todos os canais britânicos, e eles nem "tchum" pra isso; não são eles que vão dar ibope a um casamento desses.
Mas...não acostumado a madrugar para fazer protestos, o marido acaba adormecendo com o livro na mão. Então, lentamente, a esposa vai até a sala de televisão, pega o controle remoto e liga a TV.
No fundo, ela estava doida para ver o vestido de noiva da Kate. (*)
.
(*) Essa 'Cena 2' foi inspirada na última cena do filme JANELA INDISCRETA. Quem viu o filme deve lembrar que, em uma das partes, o personagem de James Stewart diz (com outras palavras) que a personagem de Grace Kelly só sabe viver para festas, moda e alta-sociedade. Ela nega isso! Pois, na cena final do filme, estão ambos na sala, e ela está lendo um livro (foto abaixo). Quando o personagem de James Stewart adormece, ela deixa o livro de lado e começa a ler a revista de moda que estava escondida no sofá.
.

(Grace Kelly "lendo" um livro, no filme Janela Indiscreta)
.

quarta-feira, abril 27, 2011

THE RUDY STORY
.
Vocês já viram o filme Rudy? Um amigo falou desse filme para um dos meus irmãos, e este me contou. É a história (real) de um rapaz que sonhava em jogar futebol americano. O problema é que ele tinha dislexia (o que poderia ser um problema para entrar na universidade) e não tinha o físico ideal para se tornar um jogador.
Ele passou por várias dificuldades e, para resumir (até porque não vi o filme), ele conseguiu entrar para a universidade e para o time de futebol americano. Mas ficava no banco dos reservas, portanto, ele ainda não tinha realizado seu sonho de realmente jogar. Até que, em um jogo, ele tanto insistiu (e até os seus companheiros insistiram para ele jogar), que o treinador o escalou para jogar em campo... faltando 12 segundos para o término do jogo! Mesmo assim, foi a maior emoção da sua vida!
.
Abaixo, deixo o link da entrevista com o verdadeiro Rudy e as cenas do filme inspirado nele. Coloquei só o da parte 2 da entrevista, pois é onde o Rudy se emociona ao falar do sonho realizado.
AQUI.

.
Enquanto isso, vou procurar este filme para ver.
.


terça-feira, abril 26, 2011

AS AVES DA AMÉRICA
.
Não deixei de reparar no Google de hoje. Pássaros! E acabei 'conhecendo' uma pessoa que adorava retratar as aves: John James Audubon (um naturalista americano de origem francesa, especializado na ilustração científica de aves. O seu trabalho mais conhecido The Birds of America (As Aves da América em língua portuguesa) alcançou, durante a sua vida, sucesso comercial e trouxe-lhe enorme popularidade junto do público. O prestígio científico alcançado pela obra valeu-lhe elogios rasgados dos seus pares e permitiu-lhe tornar-se o segundo americano (depois de Benjamin Franklin) a ser incluido à seleta Royal Society britânica para as ciências.) (fonte: Wikipedia)
.
O post de hoje, portanto, é um link para vocês contemplarem suas aves. AQUI.
.

segunda-feira, abril 25, 2011

REPÚBLICA TAMBÉM ÀS AVESSAS
.
Dentre as milhares de notícias sobre Kate-William, uma foi a que mais me chamou a atenção. Dizia que os republicanos da Inglaterra, em protesto ao casamento 'midiático e despendioso' da monarquia, vão: alguns, fazer uma festa alternativa; outros, ir ao cinema; e outros, ainda, pasmem!, vão passar o dia lendo livro!
Eu pergunto para os meus botões: quando que um republicano 'daqui' vai, em protesto, ler um livro?
.
.
(MAN READING, de John Sargent)
.

domingo, abril 24, 2011

FELICIDADE É...
.
Uma senhora (beeem senhora) gordinha (beeem gordinha) argentina foi descer de "ski-bunda" nas dunas. Sentou-se no esqui já se matando de rir da sua própria façanha. Mas daí olhou para baixo, se concentrou, respirou fundo e foi.
Só se ouviu ela gritar:
- Puuuuuutaaaaaaaaa queeee parióooooooo!
.

sábado, abril 23, 2011

SIMPLESMENTE ADOREI ESTE COMENTÁRIO QUE A RAQUEL SALLABERRY FEZ EM SEU BLOG SOBRE A JANE AUSTEN:
.
Jane é sempre um grande conforto. Não pelas palavras amáveis, mas pelas pequenas verdades ditas com elegância!
.
Tem toda a razão! E como fazem falta, no dia-a-dia, essas "verdades ditas com elegância"...
.

quarta-feira, abril 20, 2011

FREI HUGOLINO,
.

.
Obrigada por tudo.
Que Deus o tenha!
.

terça-feira, abril 19, 2011

ADORO CITAÇÕES LITERÁRIAS EM LIVROS QUE SÃO, DIGAMOS 'MAIS FRIOS'. Esta citação está em um importante livro de Hermenêutica:
.
Em Tristram Shandy - ao qual nos referiremos ainda muitas vezes, porque a argumentação constitui um dos seus temas principais -, Sterne descreve uma discussão entre os pais do herói. Meu pai, diz este, que queria convencer minha mãe de arrumar um parteiro,

"fez valer seus argumentos sob todos os ângulos; discutiu como cristão, como pagão, como marido, como patriota, como homem; minha mãe respondeu sempre como mulher. Foi um jogo duro para ela: incapaz de adotar para o combate tantas máscaras diferentes, ela sustentava uma partida desigual, lutava um contra sete."
(TRATADO DA ARGUMENTAÇÃO - A Nova Retórica, de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, Ed.: Martins Fontes)
.

domingo, abril 17, 2011

CONSTATAÇÃO DE DOMINGO
.
Eu nasci para ser rica e caridosa, mas, como ainda (*) não sou rica, vou ajudando do jeito que posso.
.
(*) Sim, é 'lei da atração'!
.
**********************************************************
.
UM ESCLRECIMENTO
.
Uma amiga disse que foi me procurar no Orkut e no Facebook e encontrou uma Rebeca Miscow. No soy yo! Mas me faz pensar: 'Miscow' deve estar virando um 'Da Silva'.
.

sábado, abril 16, 2011

CENA ENTERNECEDORA DO DIA
.
No lugar mais longínquo da Minh'Aldeia, onde a própria Solidão descansa, várias crianças brincavam na rua de chão batido. No meio delas, um garoto, o mais gordinho de todos, era empurrado por mais dois. Não era o tal do 'bullying' (essa chatice de que tanto falam) o que ele sofria. Ele era empurrado em sua cadeira de rodas. Por dois amigos que lhe contavam algo divertido.
.
**************************************************************************
.
NegritoRazão e Sensibilidade nas janelas d'alma!.A quiróloga me disse, e agora foi a vez do iridólogo: sou razão e sensibilidade. Tenho o predomínio dos dois. Como só Deus sabe (muito mais do que nós) a dor e a alegria que cada um sente por ser o que é, sei que não estou me gabando por isso, nem me depreciando....********************************************************
.
Mas me gabo se digo que sou a Elinor e Marianne ao mesmo tempo...hum: taí uma pista de como equilibrar essas duas características: me inspirando nas duas. Elas começaram o livro em certo conflito e o terminaram em harmonia.
.
********************************************************
.
NÃO É ASSIM...
.
Uma vez fui ajudar um senhor estrangeiro que estava perdido no shopping. Ele me agradeceu bastante e perguntou o meu nome. Quando disse que era 'Rebeca', só faltou ele me chamar de irmã. É que ele era judeu. Daí quis me ensinar a falar o meu nome em hebraico, que é 'Rivka'.
Eu repeti. Mas ele me corrigiu: Não é Rivka; é 'Rivka'. Repeti outra vez, mas ele me corrigiu novamente. Tentei falar mais umas três vezes, porém, todas tentativas frustradas porque me corrigiu em todas. Terminei dizendo: "It's very difficult!".
.
Ontem, um amigo me contou que estuda alemão há dois anos. Foi praticar o idioma com uma alemãzinha, e já na primeira frase, em que ele usou o ICH (eu), ela o corrigiu: não é ich; é 'ich'. "Mas não é o que estou falando?", ele pensou. Também repetiu mais algumas vezes, mas sem chegar ao desejável 'ich' alemão.
.
É em momentos assim que eu tenho vontade de falar para o estrangeiro: "fala feijão"!
.
**********************************************************************
.

E que tal dizer "I would like to buy a hamburguer?" Entre AQUI.
.

sexta-feira, abril 15, 2011

DUAS ÓTIMAS DICAS DE LEITURAS (ambas relacionadas à Jane Austen) PARA ESTA SEXTA-FEIRA:
.
1) O texto AUSTENOLATRY, dica enviada pelo Luis;
.
2) O texto SENSE AND SENSIBILITY: DUZENTOS ANOS ESTE ANO , no site da Raquel.
.
Bom final de semana!
.

quinta-feira, abril 14, 2011

ALGUMAS DICAS
.
Este ano, o livro SENSE AND SENSIBILITY, da digníssima (*), completa 200 anos. Portanto, o site da Raquel está com várias homenagens ao livro. (Dei a minha contribuição ao site dela, mas só vai aparecer em junho - muita gente aaaaaaama SENSE AND SENSIBILITY e faz questão de prestar sua homenagem).
Entrem lá, vocês não vão se arrepender! Link: http://janeausten.com.br

(*) para os leitores novos: me refiro à Jane Austen.
.
*****************************************************************************
.
Um site que eu adoro entrar é o LA BELLE VIE, só pra contemplar as belas fotos postadas. It makes me dream. Aqui.
.

quarta-feira, abril 13, 2011

GUERRA E PAZ, de Portinari
.
Posso dizer uma coisa? Achei mais emocionante ver os quadros GUERRA E PAZ, do Portinari, do que o GUERNICA, do Picasso.
GUERRA E PAZ faz parte do acervo da sede da ONU, mas como esse prédio está em reforma, esses quadros gigantes ficarão no Brasil por um tempo. Eu os vi no final do ano passado, expostos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Mas voltando à comparação, talvez não dê para comparar muito, mas, para mim, essa comparação foi inevitável, pois nunca tinha ouvido falar do GUERRA E PAZ, enquanto sempre ouvi falar do GUERNICA. Daí que a gente, quando vê essa obra-prima brasileira, pára pra pensar: uns quadros tão bonitos, tão magistrais, tão nosso, e nenhum professor nunca comentou?
Sei que alguns artistas 'levam vantagem' por suas posições políticas e ideológicas na época. Picasso é bom, mas... se fosse a favor do Franco, seus trabalhos seriam reconhecidos como foram e são reconhecidos?
Alguns artistas até que conseguem ficar "acima" do contexto de sua época, independentemente de suas opções políticas, religiosas, ideológicas etc. Mas sei que alguns se favorecem de suas 'amizades', enquanto outros são "deixados de escanteio" por causa delas.
Enfim, só reflexões com os botões.
Voltando ao GUERRA E PAZ, eis aqui uma amostra dessa belezura (embora a imagem seja bem fraca perto do que são os quadros vistos ao vivo).
.
(GUERRA E PAZ, do Portinari)

E AQUI você lê sobre a obra.
.

segunda-feira, abril 11, 2011

SÓ COMPARTILHANDO, pois não esperava tanta reação
.
Repassei para a minha lista um email falando sobre todos os benefícios do ovo. E que devemos incluí-lo na nossa dieta diária se quisermos chegar aos 100 anos.
Esse email fez sucesso, pois recebi várias respostas. (O que me dá a impressão de que todos queriam ouvir que o ovo não é tão "vilão" como se pensava.) Vejam algumas:
.
Isto foi o que eu escrevi:
- êeeeehhhh, liberaram o ovo! vamos comer!
.
Daí vieram estas respostas:
Meu namorado (sobre o que eu escrevi) - Rebequice!
Meu pai (exagerado): - Li o texto e já tracei 5 ovinhos...
Minha amiga (que há tempos vinha defendendo a ingestão diária do ovo): - Cara, sem brincadeira! tava acabando de comer o meu segundo ovo cozido qdo vi esse email! hahaha
beijão, Rebeca! rumo aos 100 anos então, eeeeeeeee!
Outra amiga (aliviada): - Puxa, agora vou comer ovo sem culpa!
.

domingo, abril 10, 2011

REBECA READING
.

(CAMILLE MONET READING, de Renoir)
.
Final de domingo, e eu tinha várias idéias para post, mas daí olhei para o Retrato de Uma Senhora, ele olhou para mim, e decidimos: vamos passar essas horas finais juntos. (Algo que tem sido raro durante a semana.)
Então, meus fiéis leitores, uma ótima semana.
.

quinta-feira, abril 07, 2011

MUITO BOM EPISÓDIO
.
o The Last Patrol, da série BAND OF BROTHERS. O personagem de Colin Hanks, um tenente recém-saído da West Point, a academia militar norte-americana, chega para integrar a Easy Company.
O contraste entre ele e a tropa é gritante: enquanto o tenente chega todo formal, enquadrado, doido para colocar em prática as estratégias aprendidas na academia, o restante da tropa já está cansado da dura realidade da guerra: mortes, sofrimento, sono, frio, fome, ferimentos, perda de amigos etc, etc.
Quase no final do episódio, é legal observar a reação do Tenente quando vê o Cap. Winters dizer que vai mentir no relatório para o Coronel: primeiro, o Tenente fica surpreso (porque jamais o ensinaram a desobedecer/mentir para um superior); em seguida, ele olha como que começando a compreender que, na Guerra, nem sempre dá para seguir as regras do jogo...
.
Revi esse episódio hoje porque um incidente me fez lembrá-lo: um novato, cheio de vigor e de sonhos, chegando para fazer parte de um grupo já cansado e desiludido.
Dependendo da situação, ambos os comportamentos são compreensíveis.
.
*************************************************************
.
MAIS UM postzinho, já que não devo vir aqui amanhã
.
Hoje estava um dia tão lindo, mas tão lindo, e com um sol tão gostoso, que a vontade que tinha era a de largar tudo e ficar a tarde toda na praia (*), até anoitecer. Não fiz isso: a brancura da minha barriga (este ano) é diretamente proporcional à minha responsabilidade.
Mas daí fiquei conversando com os meus botões: sabe quando o jornal mostra pessoas que nunca viram o mar, mas que sonhavam com isso? (Geralmente são mineiros e goianos.) Pois sempre que vejo uma notícia dessas, tento me imaginar no lugar dessas pessoas. É difícil, pois já nasci no mar, mas...se estivesse no lugar delas e sonhasse muito com as águas salgadas, não ia me agüentar no choro. Acho que deve ser uma emoção enorme. E linda. Pois o mar é um espetáculo. (**)
Se eu que nunca tinha visto a neve, e não fazia muita questão de a ver, me emocionei quando a vi, imagina sonhar em ver o mar e o ver pela primeira vez?
.
(*) Só alternando: areia, água, areia, água...
(**) Vou confessar: eu me emociono só de ver essas notícias. Dia desses o jornal da Minha Aldeia mostrou um casal de meia-idade 'visitando' o mar pela primeira vez. Eles choraram. Eu chorei junto. Aqui em casa, me perguntaram o motivo das lágrimas, e eu respondi: é que eles viram o mar pela primeira vez...
.

quarta-feira, abril 06, 2011

FALANDO EM SAUDADE...
.
Conheço muita gente que diz sentir saudades da década de 80. Eu nasci nessa década, mas não sinto saudades; acho uma década triste: as bandas de música eram revoltadas; a Xuxa estava em alta; tinha uma propaganda na televisão em que aparecia um palhaço sorrindo e beijando todo mundo na rua, depois ele aparecia triste porque estava com Aids; e os meus pais reclamavam dos preços do supermercado (não que não reclamem agora, mas....).
As únicas coisas boas da 'minha' década de 80 eram: meu pai me levava ao clube para eu brincar na piscina; minha mãe me comprava balas toffees quando ia ao centro com ela; uma empregada crente muito boazinha que tínhamos brincava comigo na praia; eu dormia sozinha na casa dos meus avós nos finais de semana; e meus irmãos, meus primos e eu brincávamos de Indiana Jones. Meio egocêntrico, eu sei. E pode até ter havido mais coisas boas nessa década, mas agora só me lembro disso.
.

terça-feira, abril 05, 2011

DIA DA SAUDADE
.
Hoje foi decretado o Dia Pessoal da Saudade. Sonhei que falava para uma amiga sobre coisas (boas) do passado e já acordei com saudades no peito...
Depois passei o dia sentindo saudades de coisas que nem aconteceram e de lugares onde gostaria de estar (alguns onde estive, e alguns onde ainda não estive). Também senti saudades, já por antecipação, de coisas que ainda estão acontecendo, como se eu tivesse dado um pulo lá no futuro e me visse sentindo saudades do presente. Pode uma coisa dessas?
Talvez seja culpa do Vento Sul de hoje. O dia estava ensolarado, morno e manso, daí veio o Vento Sul e desestabilizou tudo: trouxe lembranças e sonhos-por-realizar já enraizados em mim.
Não é sempre que isso acontece, nem com qualquer Vento Sul. Na verdade, depende de mim. Quando meu espírito está pipa, é só bater um ventinho mais forte que eu subo às nuvens fácil, fácil...
.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter